Compartilhe o blog pelos 4 cantos do Facebook!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

id Software: Uma breve história



Qual gamer nunca ouviu falar de algum jogo da id Software? Doom, Wolfenstein, Quake, Rage, Coomander Keen e muitos outros: todos muito bem recebidos pelos gamers e pela imprensa, tornando a id Software uma das empresas de maior influência no mundo dos jogos eletrônicos.


Grande Time!!




Foi fundada em Mesquite (Texas, Subúrbio de Dallas) em 1991 por quatro membros da SoftDisk. São eles:
John Carmack (programador de jogos), John Romero e Tom Hall (designers de jogos) e Adrian Carmack (artista).
A empresa se tornou uma das mais influentes e poderosas. Seu primeiro jogo foi Commander Keen, um jogo ao estilo plataforma que era distribuído na forma shareware (versão gratuita com apenas algumas das primeiras fases, tendo que pagar para ter o resto). Este método foi inicialmente empregado através da Apogee Software.


 


O sucesso de Commander Keen deu-se (além de ser um jogo legal) ao motor de jogo, um dos primeiros com uma rolagem suave, colocando a id Software numa posição qualificada para ser referência entre as empresas. Porém, o seu próximo lançamento a colocaria numa posição de respeito entre os gamers do mundo inteiro.....

Commander Keen possuía uma engine boa para a época

No ano de 1992, a id Software iria ao topo com um jogo que trazia consigo um novo gênero: o First Person Shoter (FPS). Seu nome: Wolfenstein 3D



Ambientado em um castelo nazista, o jogador tinha a visão do personagem B.J.  Blazkowicz, um agente secreto norte-americano. 

O jogo não só tinha uma história interessante, mas sim um novo tipo de jogo, em que o jogador via através dos olhos do atirador, proporcionando um realismo nunca antes visto em qualquer outro game.

O jogo ganhou várias continuações, entre elas: Return to the Castle Wolfenstein, Wolfentein: Enemy Territory e Wolfenstein (em 2009).

      
O Avô dos FPS!
O Atual!




Após receber muitos elogios, dinheiro e, principalmente, fãs, a id Software começou a pensar nos futuros lançamentos. Entre as muitas idéias, eles queriam aproveitar o que tinha no Wolf e colocar uma nova roupagem, algo que fosse inovador em certos conceitos mas que continua-se com o mesmo controle que se tinha em Wolfenstein. Até jogos de corrida do gênero foram imaginados!

Então, eles desenvolveram um jogo que se tornaria o maior sucesso da empresa (inclusive hoje). Com uma engine reformulada, gráficos e sons a frente do tempo, jogabilidade ótima (para a época) e muita diversão, eles lançaram, em  dezembro de 1993, DOOM!



Doom Colocou a id no topo da indústria dos games por muito tempo. Ele era a inovação de Wolfenstein multiplicada por 100 (ou mais)! A engine que Doom utilizava foi tão bem feita que até hoje, milhares de "doomers" criam "PWADs" (os mods de Doom).

O sucesso foi tanto que, em 1994, já foi lançado uma continuação: Doom II: Hell on Earth


Doom II não foi tão inovador como foi o primeiro Doom (o pai dos FPS). A engine era a mesma, ou seja: mesmos gráficos, jogabilidade e som. Porém, esta é a versão base para a maior parte dos mods da atualidade.
Em 1995, eles relançaram Doom com um episódio a mais. Esta versão foi chamado de Ultimate Doom, e o episódio novo era o Thy Flesh Consumed.






Enquanto nos 3 primeiros episódios você luta nas luas de Marte e no Inferno, no Thy Flesh Consumed você chega na Terra e descobre que os demônios já estão fazendo festa por aqui!

Este episódio é uma espécie de "preview" para o Doom II. É a porta de entrada para o segundo jogo.

Hoje, você pode jogar Doom no seu celular (se ele possuir as características de hardware necessárias, ou seja, quase todos XD)!

Em 1996, outro lançamento foi feito. Desta vez, eram 2 "Doom's": The Plutonia Experiment e TNT: Evilution. Eram o Final Doom:




Em 1996, a id Software também lançou outro grande sucesso. Este tinha algo que é usado até hoje nos games mais respeitáveis: gráficos totalmente em 3D. Veja bem: os gráficos em Doom eram, na verdade, imagens 2D que apontavam sempre para a visão horizontal do jogador. Nesse novo jogo, era um objeto sólido, podendo ter um lado com uma cor diferente do outro, por exemplo. Era o Quake!



Após Doom, podemos considerar este como sendo o grande lançamento da id Software. Ele também era avançado em gráficos e jogabilidade. Atualmente, Quake está no quarto lançamento. 

Eu (Arthur de Castro Silva) só não comento muito sobre este pelo simples fato de que eu ainda não tive tempo para jogar XD

O jogo possuí um clima interessante. Para a época, ele realmente foi um sucesso. Recentemente, foi lançado Quake 4. Existe também o Quake Live, em que você joga pelo navegador. Totalmente gratuito :D


........


Mas, o que temos agora??


Atualmente, o jogo mais "diferente" que a id Software lançou foi RAGE. Futuros lançamentos, como Doom 4 e uma continuação para Wolfenstein estão chegando. 

Breve, a Heads Hunter irá publicar matérias sobre Doom, Quake e outros jogos da id Software. Afinal, nessa matéria, abordamos um pouco de cada jogo até Quake. Nas futuras matérias, iremos disponibilizar links para o download de alguns dos jogos da id. 

Curiosidades e Fatos interessantes:

*O conceito de Quake já existia antes mesmo de Doom;

*Tom Hall tinha, inicialmente, projetado um Doom totalmente diferente do atual. O jogo se passava em um outro planeta, o jogador tinha que escolher um personagem antes de iniciar uma nova campanha (assim como em Left 4 Dead por exemplo). Porém, as idéias estavam deixando o jogo muito complexo e então decidiram lançar algo mais simples. Tom Hall saiu da id Software após isso;

*John Romero saiu da id Software pelo mesmo motivo de Tom Hall: percebeu que a id não estava aceitanto muitas de suas idéias. Ele fundou a Ion Storm;

*A Apogee lançou um jogo chamado Rise of the Triad. Alguns o consideram o Wolfenstein 2. Porém, o diretor do jogo era Tom Hall. Ele usou suas idéias sobre Doom em ROTT. Mas ele não se adaptou muito com a Apogee e resolveu se juntar a seu ex colega Romero, na Ion Storm;

*Uma versão shareware de Doom II estava sendo feita, mas NUNCA FOI LANÇADA!!!

*Doom 64 seria uma espécie de Doom 3. Ele foi lançado para o Nintendo 64 e é considerada a versão mais macabra de Doom;

*Doom RPG era um jogo para celular com gráficos ao estilo do Doom antigo. Ele possuía o sistema de RPG de evoluir de nível, ganhando mais defesa e vitalidade;


Nenhum comentário: