Qual gamer nunca ouviu falar de algum jogo da id Software? Doom, Wolfenstein, Quake, Rage, Coomander Keen e muitos outros: todos muito bem recebidos pelos gamers e pela imprensa, tornando a id Software uma das empresas de maior influência no mundo dos jogos eletrônicos.
Grande Time!! |
Foi fundada em Mesquite (Texas, Subúrbio de Dallas) em 1991 por quatro membros da SoftDisk. São eles:
John Carmack (programador de jogos), John Romero e Tom Hall (designers de jogos) e Adrian Carmack (artista).
A empresa se tornou uma das mais influentes e poderosas. Seu primeiro jogo foi Commander Keen, um jogo ao estilo plataforma que era distribuído na forma shareware (versão gratuita com apenas algumas das primeiras fases, tendo que pagar para ter o resto). Este método foi inicialmente empregado através da Apogee Software.
O sucesso de Commander Keen deu-se (além de ser um jogo legal) ao motor de jogo, um dos primeiros com uma rolagem suave, colocando a id Software numa posição qualificada para ser referência entre as empresas. Porém, o seu próximo lançamento a colocaria numa posição de respeito entre os gamers do mundo inteiro.....
Commander Keen possuía uma engine boa para a época |
No ano de 1992, a id Software iria ao topo com um jogo que trazia consigo um novo gênero: o First Person Shoter (FPS). Seu nome: Wolfenstein 3D
Ambientado em um castelo nazista, o jogador tinha a visão do personagem B.J. Blazkowicz, um agente secreto norte-americano.
O jogo não só tinha uma história interessante, mas sim um novo tipo de jogo, em que o jogador via através dos olhos do atirador, proporcionando um realismo nunca antes visto em qualquer outro game.
O jogo ganhou várias continuações, entre elas: Return to the Castle Wolfenstein, Wolfentein: Enemy Territory e Wolfenstein (em 2009).
O Avô dos FPS! |
O Atual! |
Após receber muitos elogios, dinheiro e, principalmente, fãs, a id Software começou a pensar nos futuros lançamentos. Entre as muitas idéias, eles queriam aproveitar o que tinha no Wolf e colocar uma nova roupagem, algo que fosse inovador em certos conceitos mas que continua-se com o mesmo controle que se tinha em Wolfenstein. Até jogos de corrida do gênero foram imaginados!
Então, eles desenvolveram um jogo que se tornaria o maior sucesso da empresa (inclusive hoje). Com uma engine reformulada, gráficos e sons a frente do tempo, jogabilidade ótima (para a época) e muita diversão, eles lançaram, em dezembro de 1993, DOOM!
Doom Colocou a id no topo da indústria dos games por muito tempo. Ele era a inovação de Wolfenstein multiplicada por 100 (ou mais)! A engine que Doom utilizava foi tão bem feita que até hoje, milhares de "doomers" criam "PWADs" (os mods de Doom).
O sucesso foi tanto que, em 1994, já foi lançado uma continuação: Doom II: Hell on Earth
Doom II não foi tão inovador como foi o primeiro Doom (o pai dos FPS). A engine era a mesma, ou seja: mesmos gráficos, jogabilidade e som. Porém, esta é a versão base para a maior parte dos mods da atualidade.
Em 1995, eles relançaram Doom com um episódio a mais. Esta versão foi chamado de Ultimate Doom, e o episódio novo era o Thy Flesh Consumed.
Enquanto nos 3 primeiros episódios você luta nas luas de Marte e no Inferno, no Thy Flesh Consumed você chega na Terra e descobre que os demônios já estão fazendo festa por aqui!
Este episódio é uma espécie de "preview" para o Doom II. É a porta de entrada para o segundo jogo.
Hoje, você pode jogar Doom no seu celular (se ele possuir as características de hardware necessárias, ou seja, quase todos XD)! |
Em 1996, outro lançamento foi feito. Desta vez, eram 2 "Doom's": The Plutonia Experiment e TNT: Evilution. Eram o Final Doom:
Em 1996, a id Software também lançou outro grande sucesso. Este tinha algo que é usado até hoje nos games mais respeitáveis: gráficos totalmente em 3D. Veja bem: os gráficos em Doom eram, na verdade, imagens 2D que apontavam sempre para a visão horizontal do jogador. Nesse novo jogo, era um objeto sólido, podendo ter um lado com uma cor diferente do outro, por exemplo. Era o Quake!
Após Doom, podemos considerar este como sendo o grande lançamento da id Software. Ele também era avançado em gráficos e jogabilidade. Atualmente, Quake está no quarto lançamento.
O jogo possuí um clima interessante. Para a época, ele realmente foi um sucesso. Recentemente, foi lançado Quake 4. Existe também o Quake Live, em que você joga pelo navegador. Totalmente gratuito :D
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Mas, o que temos agora??
Atualmente, o jogo mais "diferente" que a id Software lançou foi RAGE. Futuros lançamentos, como Doom 4 e uma continuação para Wolfenstein estão chegando.
Breve, a Heads Hunter irá publicar matérias sobre Doom, Quake e outros jogos da id Software. Afinal, nessa matéria, abordamos um pouco de cada jogo até Quake. Nas futuras matérias, iremos disponibilizar links para o download de alguns dos jogos da id.
Curiosidades e Fatos interessantes:
*O conceito de Quake já existia antes mesmo de Doom;
*Tom Hall tinha, inicialmente, projetado um Doom totalmente diferente do atual. O jogo se passava em um outro planeta, o jogador tinha que escolher um personagem antes de iniciar uma nova campanha (assim como em Left 4 Dead por exemplo). Porém, as idéias estavam deixando o jogo muito complexo e então decidiram lançar algo mais simples. Tom Hall saiu da id Software após isso;
*John Romero saiu da id Software pelo mesmo motivo de Tom Hall: percebeu que a id não estava aceitanto muitas de suas idéias. Ele fundou a Ion Storm;
*A Apogee lançou um jogo chamado Rise of the Triad. Alguns o consideram o Wolfenstein 2. Porém, o diretor do jogo era Tom Hall. Ele usou suas idéias sobre Doom em ROTT. Mas ele não se adaptou muito com a Apogee e resolveu se juntar a seu ex colega Romero, na Ion Storm;
*Uma versão shareware de Doom II estava sendo feita, mas NUNCA FOI LANÇADA!!!
*Doom 64 seria uma espécie de Doom 3. Ele foi lançado para o Nintendo 64 e é considerada a versão mais macabra de Doom;
*Doom RPG era um jogo para celular com gráficos ao estilo do Doom antigo. Ele possuía o sistema de RPG de evoluir de nível, ganhando mais defesa e vitalidade;
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