Compartilhe o blog pelos 4 cantos do Facebook!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

DooM 1.9 Shareware: O Pai dos FPS





Em 1992, a id Software criou Wolfenstein 3D, o Primeiro FPS (Tiro em Primeira Pessoa) da história. Por esse motivo, ele é considerado o avô dos FPS.


Mas a id não podia ficar parada no tempo. Eles começaram a pensar em um novo jogo. Muitas idéias foram discutidas. O conceito de Quake já era pensado. Jogos de corrida do gênero também foram discutidos. Porém, o que eles resolveram criar era um jogo muito mais divertido, violento, avançado e emocionante do que as outras idéias. Trata-se do pai dos FPS: o clássico Doom.


Assim como todo jogo, ele passou por versões de correções ao longo do tempo. A versão 1.0, por exemplo, não conseguia criar alguns efeitos nitidamente. Outras versões, como a 1.666 já estavam mais "prontas". A versão definitiva foi a 1.9 e você poderá baixar a versão shareware (grátis, mas apenas com um pouco da versão completa) dela.


Lembre-se de que a versão que você está baixando é Doom 1.9 e não a confunda com Ultimate Doom. A diferença é que o Ultimate Doom possuí um quarto episódio: Thy Flesh Consumed, que se passa na Terra.


Caso você queira jogar com gráficos e funções melhoradas, baixe o GZDoom. Trata-se de um Source Port que, além de melhorar os gráficos, permite que você altere os controles, tenha uma visão mais livre, entre outros.


Para rodar o Doom 1.9 Shareware, você precisa de um computador com os seguintes requisítos:


Sistema Operacional: Windows 95/98/2000/ME/XP
Processador: 486DX ou superior
Memória: 8 MB ou superior
Placa de vídeo: 2 MB ou superior
HD: 2.35 MB




Faça o download de Doom 1.9 Shareware clicando aqui.






Para usar o GZDoom, você precisa ter um computador que atenda aos seguintes requisitos:




Sistema Operacional: XP/VISTA/7
Processador: Pentium IV 1.5 GHz ou Superior
Memória: 512 Kb ou Superior
Placa de vídeo: 30 MB ou superior
HD: 4.40 MB




Faça o download de GZDoom 1.5.06 clicando aqui.


Para jogar o Doom Shareware com o GZDoom, basta copiar o arquivo doom1.wad que está na pasta que você extraiu do arquivo .zip e colocar na pasta do GZDoom (que também deve ser extraída). Isso se deve ao fato de que os mapas, texturas, sons e tudo que você "vê" no jogo ficam nesse arquivo, o arquivo .wad.


A Heads Hunter está criando um blog totalmente dedicado ao universo Doom. Nele, você poderá encontrar outras source ports, informações a respeito, mods, e tudo o que tivermos conhecimento sobre Doom. 

Nenhum comentário: